A fala Infantil


A FALA DAS CRIANÇAS
O desenvolvimento da fala e da linguagem da sua criança em idade pré-escolar Programa de Fala e Linguagem Para a Idade Pré-escolar
Ontario’s Preschool Speech and Language Program (Programa de Fala e Linguagem para a Idade Pré-escolar do Ontário) providencia serviços às crianças, desde o nascimento até à altura em que começam a escola. São prestados serviços de avaliação e vários de tratamento às crianças, e suas famílias, em toda a província, em muitas comunidades, tão perto de casa quanto possível.Se estiver preocupado/a com as capacidades de fala e linguagem da sua criança, pode obter ajuda no Programa de Fala e Linguagem para a Idade Pré-escolar do Ontário.
Os funcionários do programa podem ensinar-lhe como ajudar no desenvolvimento das capacidades de comunicação da sua criança, para lhe dar a melhor oportunidade para um desenvolvimento saudável. O Programa de Fala e Linguagem para a Idade Pré-escolar do Ontário providencia os seus serviços de forma gratuita para si e não requer a recomendação de um/a médico/a.A sua criança em idade pré-escolar está atarefada a falar, explorar e brincar. Todas estas actividades são importantes para o crescimento e desenvolvimento dela – e para aprender capacidades de comunicação. A sua criança precisará de capacidades de comunicação bem desenvolvidas quando chegar o momento de começar a escola – para fazer amigos, aprender coisas novas e começar a aprender a ler e escrever. As capacidades de comunicação são cruciais para o sucesso futuro da sua criança.Você desempenha uma parte importante no desenvolvimento contínuo da comunicação da sua criança. Falando, ouvindo e brincando com a sua criança ajudará a criar as capacidades que ela precisa para ter sucesso na escola e na vida. Cerca de uma em cada dez crianças precisa de ajuda no desenvolvimento das capacidades normais de fala e linguagem. Sem ajuda, é uma luta ouvir e falar, é difícil aprender a ler e é difícil brincar com outras crianças.
Para mais informação, contacte:Governo do Ontário
INFOline: linha gratuita 1-866-821-7770
TTY 1-800-387-5559

www.children.gov.on.caPara mais informação contacte o seu Programa de Fala e Linguagem para a Idade Pré-escolar local ou telefone para o número da INFOline do Governo do Ontário indicado em baixo.Your preschool child’s speech and language development
Catalogue 7710-3137818 Portuguese ©Queen’s Printer for Ontario

Aos 3 anos
Compreende as perguntas “quem”, “o quê”, “onde” e “porquê”· cria frases longas, usando 5 a 8 palavras· fale sobre eventos passados - viagem à casa dos avós, dia no jardim infantil, conta histórias simples, mostra afeição pelos amigos de brincadeira favoritos, envolve-se em brincadeira de fingir de com etapas múltiplas – cozinhar uma refeição, reparar um carro, é compreendido pela maior parte das pessoas fora da família, a maior parte das vezes, tem conhecimento da função da letra impressa – em menus, listas, sinais· Tem um princípio de interesse em, e atenção a, rimas
Aos 4 anos
·Segue instruções envolvendo 3, ou mais, etapas – “Primeiro, arranja um papel, depois faz um desenho, no fim dá-o à mamã”, usa gramática do tipo adulto, conta histórias com um princípio, meio e fim claros, fala para tentar resolver problemas com adultos e outras crianças· demonstra uma brincadeira imaginária cada vez mais complexa, é compreendia por estranhos, quase sempre· é capaz de gerar rimas simples – “gato-pato”· equipara algumas letras com os seus sons –“a letra T diz “tê”
Aos 5 anos
Segue instruções de grupo – “todos os rapazes apanham um brinquedo”· compreende instruções envolvendo “se...então” – “Se vais usar ténis, então prepara-os para a ginástica”, descreve eventos passados, presentes e futuros em pormenor, procura agradar aos amigos, mostra uma independência aumentada nas amizades –
pode visitar os vizinhos sozinha, usa quase todos os sons da sua linguagem
com poucos ou nenhuns erros, conhece todas as letras do alfabeto, identifica os sons no princípio de algumas palavras – “Pop começa com o som ‘pê’”As crianças de três anos gostam quando você:
Lhes dá materiais diferentes para os encorajar a desenhar e rabiscar, incluindo giz, lápis, lápis de cor, marcadores e tintas para pôr com os dedos.· Use palavras descritivas como as cores e opostas (quente/frio, grande/pequeno, rápido/devagar), assim como palavras de acção (voando, salpicando, correndo) quando está a falar com elas· Lhes dá tempo extra para exprimirem as suas ideias.· Lhes dá escolhas – sobre que alimentos comer, brinquedos, roupas.· Modela os sons e a gramática correcta para eles – a criança diz “ele coleu” e você diz “sim, ele correu”.· Lê livros que são previsíveis e repetitivos – pausa para dar à criança uma oportunidade para preencher as palavras e frases.· Brinca e faz de conta com elas! Elas poderão gostar de fingir cenas dos seus vídeos favoritos, fingir comer num restaurante ou ser professores ou bombeiros.As crianças de quatro anos gostam quando você:
Lhes dá muitas oportunidades para brincar com outras crianças – na biblioteca, no parque, no Centro para os Primeiros Anos. Por vezes, elas gostam de ter um ou dois amigos em sua casa para brincar. Aponta para as palavras nos livros e passa o seu dedo debaixo das palavras quando lhes lê. Fala sobre a ordem dos eventos – descreve o que acontece primeiro, a seguir e no fim – “primeiro lavamos as mãos, depois comemos um lanche e no fim pomos os nossos pratos no lava-loiças”. Os encoraja a contar as suas próprias histórias – pedindo-lhes para falar do seu dia, descrever um filme que viram, falar-lhe do seu livro favorito.· Lê livros com palavras a rimar – “rato/gato”, e aponta os sons no início das palavras – “Mamã começa com o som ‘mmm’ – é a letra M”.As crianças de cinco anos gostam quando você:
Usa palavras novas e mais complexas – “antes/depois”, “duro/macio”, “fácil/difícil”, “entre/ao lado”, “mesmo/diferente”.· Fala sobre números e a quantidade de objectos – “muito/um pouco”, “mais/menos”, “um/muitos”.· Lhes pede para prever o que vai acontecer a seguir – “O que pensas que vai acontecer quando o Sam abrir o seu presente de anos?”, e explica as razões na base das escolhas – “Por que temos de usar os nossos casacos hoje?”· Alterna a sua vez para contarem histórias um ao outro, usando gravuras em livros – as crianças gostam de o/a ouvir falar e depois querem a sua vez para criar a sua própria versão da história. As deixa ajudar a planear eventos. Fala sobre o que precisa de fazer antes de uma festa de aniversário, ou como se preparar para ir ao zoo. Enquanto fala, faz à sua criança perguntas sobre o “porquê” e o “como”.· Lhes pede para ajudar. A sua criança apreciará ajudá-lo/a a fazer bolinhos, pôr a mesa, separar a roupa para lavar, etc. Dê-lhes instruções e veja se eles podem dizer-lhe as etapas.Marcos de desenvolvimentoEstes marcos de desenvolvimento mostram algumas das capacidades que marcam o progresso das crianças à medida que aprendem a comunicar. Se a sua criança não está a atingir um, ou mais, destes marcos, por favor contacte o seu Programa de Fala e Linguagem para a Idade Pré-escolar local.Tente algumas destas sugestões para ajudar a sua criança a usar palavras para resolver problemas, fazer escolhas, descrever objectos e eventos e compartilhar ideias.
Extraido do site:http://www.gov.on.ca/children/graphics/stel01_136625.pdf

Dura realidade...

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